A Trilha da Gestão 4.0 sob a ótica das Pessoas, Processos e Tecnologias

Diretora da Otimize, Rose Rogério, ministra palestra no Núcleo de Gestão Empresarial no Dia do Nucleado ACIJ.

Veja abaixo trecho transcrito da Palestra “Trilha da Gestão 4.0”

No atual contexto, observamos em nossas atividades de consultoria em gestão que as empresas encontram-se confusas sobre como alcançar a Gestão 4.0 tão amplamente divulgada, porém, tão pouco explicada.

Muitas organizações não param para refletir em qual momento se encontram na gestão e buscam simplesmente uma digitalização dos seus processos, acreditando que isso será suficiente para posicioná-las no topo do ranking, sem considerar que a empresa 4.0 exige uma gestão 4.0 totalmente voltada às expectativas do cliente.

Quando abordamos a Trilha da Gestão 4.0 há a intenção justamente de esclarecer sobre a relevância do tripé pessoas, processos e tecnologia para que a empresa consiga efetivamente ter perpetuidade nesse sistema caótico, complexo e não linear.

Pessoas, sempre foram e vão continuar sendo o maior ativo de uma empresa. Trabalhar as equipes de maneira integral, alinhar seus propósitos pessoais aos da organização e promover um ambiente diverso, em gêneros, experiências e culturas, efetivamente proporcionará um ambiente favorável para a gestão 4.0.

No entanto, para que os resultados sejam alcançados, é necessário orientar e guiar as ações das pessoas  com processos claramente definidos, ágeis e simples e que agreguem valor aos seus clientes de ponta a ponta. A empresa deve esforçar-se para promover um ambiente de liderança caórdica, ou seja, conseguir combinar harmoniosamente tanto as características do caos quanto às de ordem.

Atingindo esse nível de autoconhecimento, a empresa estará preparada para aplicar a tecnologia em seu benefício, uma vez que, a tecnologia deve ser entendida como o meio e não o fim. A empresa somente consegue ser assertiva nas suas escolhas tecnológicas quando conhece profundamente suas pessoas e seus processos.

Assim, a Trilha da Gestão 4.0 busca contribuir para que os empresários saiam da inércia e consigam movimentar seus empreendimentos de forma sustentável para a era da transformação digital, que vai muito além de aprimorar seus métodos de trabalho tradicionais, envolve proporcionar experiências inovadoras aos seus clientes que estão cada vez mais informados, conectados e exigentes.

 

Deixe um Comentário