10 COISAS QUE APRENDI SOBRE GESTÃO COM MEU FILHO DE 60 DIAS – APRENDIZADO #5

 em Informação, News

Chegamos ao nosso aprendizado número 5, hoje vamos falar sobre crise. Este artigo faz parte de uma série cujo tema é: “10 Coisas que Aprendi sobre Gestão com meu Filho de 60 Dias”. Essa semana o Léo completa 4 meses, e com certeza, novos aprendizados já poderiam sem incluídos nesta lista.
#5 Se você estiver fazendo correto, toda crise é passageira.
Bebês choram e isto é fato, alguns mais, outros menos, mas todos choram. Acontece que além do choro diurno, existem aqueles que vêm com os despertares noturno e que abalam o sono do casal e como consequência o seu emocional.
Se você não é pai/mãe talvez não tenha conhecimento de duas coisas chamadas: saltos de desenvolvimento e picos de crescimento, são fases que duram dias ou semanas que o bebê sofre mudanças comportamentais e/ou físicas. Neste período o bebê costuma ficar mais irritado, dengoso, chora mais e acorda mais vezes na madrugada.
Porém, até mesmo por insegurança, achamos que nós (os pais) somos os culpados por essa irritabilidade da criança e começamos a questionar nossa capacidade.
Mensagens para o celular do pediatra se torna uma constante e até uma consulta extra chegamos a fazer. Durante as consultas: medições, pesagem, exames clínicos, relatos do nosso cotidiano com o pequeno e então o diagnóstico: “Parabéns mamãe e papai! O Léo está em perfeito estado de saúde e ganhando peso de maneira adequado. Vocês não estão fazendo nada errado, é só uma fase (entre muitas) que seu bebê está se desenvolvendo e estas alterações causam outras mudanças no seu comportamento. Fiquem tranquilos, vai passar.”
No cotidiano empresarial acontece de maneira semelhante, o importante é fazer o certo que a crise passa e a empresa fica. Mas cuidado, fazer o certo não é se acomodar. Fuja daquela clichê de que “sempre fiz assim e sempre deu certo”, o mundo corporativo é dinâmico e muito rápido. E permanecem no mercado as empresas que conseguem enxergar estas mudanças e se adaptar mais rapidamente.
E você, tem feito o certo na sua empresa? Tem observado o mercado e comportamento de consumo? Lembre-se que as crises são passageiras, mas o mercado também muda o tempo todo…

Grande abraço!

Diego da Silva é Administrador com MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e Mestre em Eng. da Produção. Atualmente é professor universitário, consultor empresarial e ocupa a condição de delegado do CRA-SC.

www.diegodasilva.adm.br

www.otimizesolucoes.com.br

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário