Você conhece, realmente, o seu negócio?

 em gestão, Informação

Após inúmeros contatos com empreendedores e empresários o que ainda chama a nossa atenção, independente do setor ou do segmento, são as respostas que ouvimos daqueles que nos procuram em busca de um trabalho de consultoria.

No primeiro contato, é importante entender as percepções do empresário sobre o seu próprio negócio e então, sempre pedimos um breve resumo do seu empreendimento.

Essa pode parecer uma pergunta básica, mas nesse momento já é possível observar como a grande maioria simplesmente desconhece o seu modelo de negócio, ou seja, a lógica de criação, entrega e captura de valor da sua empresa.

Seguimos com nossa jornada de perguntas questionando sobre qual é o principal diferencial da empresa e, na grande maioria das vezes os empresários não sabem responder com propriedade.

Geralmente, ouvimos respostas do tipo: “meu produto tem qualidade superior”, “nós usamos o melhor material”, “nosso treinamento é mais completo”, “temos a melhor tecnologia”, ou seja, sempre diferenciais específicos relacionados ao produto ou serviço, mas na verdade o que buscamos entender é sobre o posicionamento da empresa no mercado.

O posicionamento envolve um diferencial e algo que possa ser colocado em comparação. Definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o seu público-alvo valoriza.

E quando perguntamos: qual é o seu cliente perfeito? É aí que tudo trava! Muitos simplesmente não conseguem responder, porque o que desejamos definir é o perfil do cliente comprador, e não saber quem é o cliente que ele acha que atende.

A maioria acredita que o caminho é atender pessoas de todos os tipos, mas sabemos que é essencial criar um perfil específico que será a base para todas as ações estratégicas da empresa.

Enfim, é com essa reflexão que perguntamos a você, empreendedor ou empresário; você conhece, realmente, o seu negócio? Caso tenha qualquer dúvida, conte conosco para ajudá-lo a entender a fundo cada aspecto da sua organização e obter os resultados que sempre desejou.

Rose Rogério é engenheira de alimentos com MBA em marketing e gestão empresarial, certificada Black Belt Six Sigma.

www.otimizesolucoes.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário