Noite de Lançamento – Dia Mundial da Criatividade

 em gestão, Informação

Em noite de lançamento do Dia Mundial da Criatividade 2020 o Núcleo de Gestão Empresarial ACIJ trouxe um ciclo de palestras sobre o Futuro de Joinville através dos olhares da Indústria, dos Novos Modelos de Negócios, da Educação e do Poder Público.

O empresário Guilherme Bertani, presidente da empresa Docol, trouxe como principais fatores que irão determinar o futuro da indústria: a capacidade analítica dos dados gerados pelas tecnologias da Indústria 4.0, a cultura da inovação como uma nova forma de trabalhar e de enxergar os processos internos e externos da empresa e o avanço dos modelos de gestão para tratar das transformações que estão acontecendo nas organizações.

Sobre os novos modelos de negócio, Leonardo Castelo, CEO da Ecoville Brasil, relembrou a história da empresa, que iniciou com o modelo de venda porta-a-porta e evoluiu para o modelo de varejo e ressaltou que o grande fator do futuro é a capacidade de escalonar o negócio. Durante sua trajetória, a empresa se tornou uma das maiores autoridades em vendas do Brasil, passando a acelerar o crescimento de outras empresas, com método e tecnologia, porém, sofrendo com a falta de mão de obra qualificada, que tem sido o grande gargalo para esse crescimento exponencial no varejo.

O olhar sobre a Educação do Futuro foi trazido pelo Prof. Modesto Ferrer da UFSC que apresentou as dificuldades do sistema educacional tradicional frente aos desafios da nova economia. Para atender às mudanças do mundo contemporâneo é preciso inovar na educação, com novas metodologias, com mudança no mindset do professor e com a implantação de novos modelos de gestão da educação.

O olhar do governo foi trazido pelo Diretor Executivo do SEPUD, Fabiano Dell Agnolo, que ressaltou o desenvolvimento econômico sustentável como determinante para o futuro de Joinville. Mesmo sendo uma cidade com elevados indicadores sociais, o desenvolvimento de um ecossistema de inovação passa a ser decisivo para a atração de negócios de maior valor agregado que refletem diretamente na economia do município e consequentemente, na melhora da qualidade de vida do cidadão.

Ao final, a líder local do DMC Joinville edição 2019 ressaltou a importância e o papel da criatividade na promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e nações e passou a liderança da edição 2020 para Wagner da Silva, Gerente de Marketing do Núcleo de Gestão Empresarial ACIJ e Gerente de Consultoria do Instituto Ânima, ao qual desejamos muito sucesso!

O DMC 2020 em Joinville será realizado no dia ‪22 de Abril de 2020‬, para ser um Anfitrião, Inspirador, Voluntário ou Patrocinador acesse o link: www.worldcreativityday.com/brazil/joinville/home.

Rose Rogério é engenheira de alimentos com MBA em marketing e gestão empresarial, certificada Black Belt Six Sigma.

www.otimizesolucoes.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário