A paciência durante a emergência… O longo caminho para a tomada de crédito emergencial.

 em finanças, Informação, News

Se você é empresário, trabalha no setor financeiro, ou ao menos se interessa por notícias do mundo dos negócios, com certeza já ouviu inúmeras ações incentivadas pelos governos estaduais e federal que pretendem auxiliar as empresas nesse momento difícil que passamos.

As linhas créditos foram lançadas e divulgadas amplamente pela mídia, mas o acesso por parte dos empresários, em especial os micro e pequenos, tem sido uma verdadeira prova de paciência e perseverança.

Vou contar rapidamente o que temos observado com nossos clientes, vale ressaltar que já atuo com o processo de captação de recursos há mais de 10 anos.

Excetuando a linha de crédito para a folha de pagamento, cuja contratação foi rápida para as empresas que já tinham a folha de pagamento nos bancos participantes, todas as demais linhas requer um processo demasiadamente moroso e burocrático para a obtenção dos recursos.

Em Santa Catarina tivemos acesso a duas linhas bastante interessantes, BADESC Emergencial e BRDE Recupera Sul, ambas com taxas subsidiadas, porém com recursos limitados, sendo que a primeira opção ainda exigia garantia de imóvel.

Ao todo, realizamos 18 pedidos de crédito para essas linhas, sendo que obtivemos a primeira empresa atendida pelo Badesc Emergencial esta semana, exatos 100 dias após o pedido e envio da documentação para a instituição financeira. Na data de hoje deverá ser assinado o primeiro contrato com o BRDE, com uma expectativa de liberação do recurso para daqui a 15 dias, o que dará 70 dias de processo.

Recentemente tivemos o anuncio da linha do PRONAMPE, já estamos atuando na busca desses recursos para nossos clientes, mas cientes que mais uma vez exigirá muita paciência e mais folego dessas empresas até ver a cor desse dinheiro.

Assim seguimos, buscando alternativas que permitam a continuidade dos negócios apesar de todos os entraves.

Diego da Silva é Administrador com MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e Mestre em Eng. da Produção. Atualmente é professor universitário, consultor empresarial e ocupa a condição de delegado do CRA-SC.

www.diegodasilva.adm.br

www.otimizesolucoes.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário