Em tempos e crise, o relacionamento com o cliente é o que faz a diferença!

 em Curtas, gestão

O maior pesadelo dos empresários é perder seus clientes e, em tempos de crise, os consumidores se tornam mais seletivos e a concorrência aumenta significativamente.
Nessas circunstâncias é que percebemos como é importante manter um ótimo relacionamento com os clientes para que esses fiquem fiéis aos nossos negócios.
Fidelizar clientes é fundamental e vender mais para o mesmo cliente pode ser a melhor estratégia para os tempos de crise, já que, vender para consumidores habituais que conhecem a qualidade e os diferenciais dos nossos produtos ou serviços, se torna mais fácil.
Uma das formas mais efetivas de fidelizar clientes é através de um pós-venda de qualidade. É importante entender que a venda é apenas o primeiro passo para uma relação duradoura do cliente com a empresa.
É essencial que a empresa esteja presente depois da venda para demonstrar ao cliente que se interessa pelo seu sucesso. Investir em ações de aproximação com seus consumidores mantendo dedicação ao atendimento pós-venda, com telefonemas, e-mails ou até mesmo reuniões presenciais de acompanhamento devem ser feitas regularmente.
Essa é uma excelente maneira de medir o nível de satisfação do cliente, pedir feedback, oferecer suporte técnico e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento dos produtos ou serviços.
A satisfação com o atendimento cria uma imagem positiva da empresa e gera confiança necessária para que o cliente retorne para novos negócios e ainda faça boas recomendações, que poderão resultar em novos clientes.
O importante é deixar claro para o cliente que você não está apenas tentando empurrar mais um produto ou serviço, mas que, na verdade, você procura se antecipar às suas necessidades e se preocupa com a sua satisfação.
E então? Pronto para dar o primeiro passo na conquista dos seus clientes? Não se esqueça de contar com o apoio da Otimize nessa jornada!

Rose Rogério é engenheira de alimentos com MBA em marketing e gestão empresarial, certificada Black Belt Six Sigma.

www.otimizesolucoes.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário