Curtas – Empresas de alimentos e as boas práticas de fabricação

 em Curtas, Informação

Em tempos de corona vírus e cerveja contaminada, todos se voltam para a importância dos cuidados na prevenção de doenças, no entanto, essa preocupação deve ser contínua, principalmente nas empresas do segmento de alimentação.

Por essa razão, hoje vamos falar sobre as Boas Práticas nas empresas de alimentos. E o que são as Boas Práticas? As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

A legislação regulamenta essas medidas e estabelece requisitos fundamentais que vão desde a instalação da empresa, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e limpeza do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

O programa de BPF é a base da qualidade nas empresas de alimentos e oferece muitos benefícios, como: a redução de desperdícios, o aumento de vida útil e da qualidade do produto, a otimização de processos e aumento da produtividade, o atendimento às leis vigentes e principalmente, a segurança e integridade do consumidor, evitando a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

É importante que os empresários do setor de alimentação entendam que para fazer produtos com boa imagem e credibilidade é preciso garantir a aplicação das BPF, em toda a cadeia do processo produtivo, desde a matéria-prima até suas condições de distribuição.

Um processo de produção devidamente organizado e ordenado conforme as BPF, facilita a gestão de toda cadeia de produção, permitindo a identificação de falhas, otimizando os custos de correção e reduzindo os prejuízos que possam prejudicar os resultados do negócio.

No competitivo mercado de produtos alimentícios, a qualidade se tornou um requisito fundamental para a comercialização dos produtos, por isso, conte conosco para implantar na sua empresa um programa de BPF e se diferenciar dos seus concorrentes.

Rose Rogério é engenheira de alimentos com MBA em marketing e gestão empresarial, certificada Black Belt Six Sigma.

www.otimizesolucoes.com.br

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário